segunda-feira, 7 de setembro de 2009

JIBÓIA


Características
Pode atingir 4,5 m de comprimento. É a segunda maior serpente das Américas. Possui um belo padrão de colorido muito variado com ocelos dorsais escuros contrastando com cores claras como o cinza ou o amarelado. Apesar de ter a cabeça triangular, não é peçonhenta.

Habitat
Matas, cerrados e caatingas.

Ocorrência
Do México ao norte da Argentina.

Hábitos

É de índole pacífica, não é venenosa e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge muito lentamente à sua aproximação. Pode também tentar assustar o inimigo silvando alto. Apanha as suas vítimas ficando à espreita oi surpreendendo-as silenciosamente. Enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga respirar e morra sufocada. Engole a vítima tragando a cabeça primeiro e a digere devagar, caindo num torpor que dura às vezes diversas semanas. Despende pouca energia e pode ficar muito tempo sem comer. Passa a maior parte do tempo nas árvores. Gostam de ambientes mais abertos como o cerrado e a caatinga, nas florestas são sempre encontradas nas bordas das matas, capoeiras, ou clareiras, vive tanto no chão da floresta como no alto das árvores.

Alimentação
Carnívoro (aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes).

Reprodução
Vivípara. Produz de 8 a 49 filhotes por ninhada, após gestação de 127 a 249 dias.

Ameaças
Caçada por servir como animal de estimação e por causa do temor do homem do campo que lhe acusa a morte de vários animais domésticos.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.