segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MATA-MATÁ

Características

Carapaça marrom ou preta com até 45 cm de comprimento. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e profundamente chanfrada atrás, possuindo 3 quilhas longitudinais, com uma coloração marrom escura ou clara. O plastrão é um pouco mais claro e mais colorido, com placas escuras e linhas claras nas separações das placas. Cabeça bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Possui numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada. Cabeça, pescoço, rabo, e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, mais longo que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados. Suas patas são extremamente fortes e largas e cada pata dianteira tem cinco garras com membranas natatórias. Machos têm couraças côncovas, rabos compridos e longos. Recém-nascidos são mais coloridos que os adultos, com cores rosas e vermelhas na cara e no casco. A carapaça, cabeça triangular e membros lhe proporcionam ótima camuflagem, dando-lhe uma aparência similar a folhas e pedras. Possuí diversas franjas na cabeça muito similares a vermes, essas franjas foram responsáveis pela origem de seu nome científico Chelus fimbriatus, que em latim significa tartaruga franjada ou ornamentada. Os olhos são pequenos e muito sensíveis, proporcionado uma visão bem fraca. Podem viver aproximadamente 35 anos. De difícil distinção sexual, nos machos pode-se observar um plastrão um pouco mais convexo, as fêmeas são um pouco maiores e a base da cauda dos machos é um pouco mais larga.

Habitat
Rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos com bastante vegetação e fundo lodoso. Prefere águas rasas onde ela possa alcançar a superfície para respirar.

Ocorrência
Norte da Bolívia, leste do Peru, Equador, leste da Colombia, Venezuela, nas Guianas, e no norte e centro do Brasil.

Hábitos
Semi-aquática, pode segurar a respiração por muito tempo, ficando imóvel no fundo. Prefere rastejar no fundo que nadar, e provavelmente não se expõe à luz do sol. Não são boas nadadoras.

Alimentação
Carnívora, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes. Possuí um sistema de caça sofisticado, além de uma fantástica camuflagem. Uma predadora que espera na espreita, ela se enterra parcialmente no fundo ficando imóvel e quando um peixe se aproxima atraído pelos seus apêndices que a ajudam a se misturar na vegetação. Possuem tímpanos em ambos os lados da cabeça que detectam vibrações na água e localizam precisamente suas presas. Com a presa localizada, impulsiona sua cabeça para fora e abre sua enorme boca o máximo que puder, criando uma pressão que suga a presa para dentro da boca rapidamente. Aí, fecha sua boca, a água é expelida lentamente, e a presa é engolida por inteiro. A presa precisa ser de um tamanho adequado para a tartaruga, pois não consegue mastigar muito bem devido à forma de sua boca. Na falta de alimentos de origem animal, podem se alimentar de plantas aquáticas.

Reprodução
A reprodução não é de difícil ocorrência. Os machos se mostram para as fêmeas estendendo seus membros, baforando a cabeça em direção à fêmea com a boca semi-aberta, e movendo suas abas laterais da cabeça. A desova ocorre de outubro a dezembro e é composta normalmente de 10 a 28 ovos frágeis e esféricos, com aproximadamente 3,5 centímetros de diâmetro. Os ovos são enterrados de uma só vez nas beiras de rios e lagos. A temperatura de incubação situa-se entre 25 e 29 ºC e o período de incubação é de 180 a 205 dias. As tartaruguinhas nascem com cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento e possuem coloração amarelada ou alaranjada. Atingem a maturidade sexual aos 5 anos de idade aproximadamente.

Ameaças
É muito procurada por criadores amadores e por zoológicos, por causa de sua aparência e pelas exigências modestas para ser mantida em cativeiro, tornando-a uma espécie muito caçada e comercializada ilegalmente.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.