segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PAPA-VENTO


Características
É um dos lagartos mais comuns, encontrado até mesmo em parques nas grandes metrópoles. é um lagarto pequeno, com cerca de 25 cm de comprimento e podendo atingir o peso de 1 Kg . De estrutura leve, sua cabeça é relativamente grande se comparada ao resto do corpo, terminado em uma longa e fina cauda. Possui uma série de escamas eréteis de pequeno tamanho sobre as costas. Geralmente, o macho é marrom ou verde uniforme. Já a fêmea pode apresentar três outros tipos de padrões de cor: uma listra vertebral marrom-escuro margeada da creme; uma série vertebral de losangos marrom-escuros margeados de creme; ou vários pequenos círculos amarelados. Quando adultos, as fêmeas podem chegar a 35 cm de comprimento e os machos, a 30 cm . Também chamado de camaleão. Porém, apesar de poder mudar o tom de sua coloração entre claros e escuros, ele não o faz rapidamente nem com tanto detalhamento como faz o camaleão. Ainda assim, é um animalzinho que se vale muito mais da camuflagem para se defender que da agressividade, e você pode estar a menos de um metro de um deles e não conseguir vê-lo. Vive aproximadamente por 10 anos.

Habitat
Mata Atlântica.

Ocorrência
Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Hábitos
É uma espécie diurna, ativa durante todo o dia, que passa a maior parte do tempo imóvel, camuflando-se em pequenos arbustos. Geralmente, é encontrado na folhagem que recobre o solo e nas partes baixas das árvores, mas podem mesmo dividir o topo das árvores com lagartos como o Iguana ou as rochas com o lagarto preto. Se encurralado, não teme dar grandes saltos para fugir de seus predadores, mesmo que caiam de alturas consideráveis. Inofensivo, é ágil em troncos de árvores, onde sobe com grande rapidez. Pode mudar de cor quando se sente ameaçado.

Alimentação
Insetívoro, principalmente cupins e formigas, que costumam capturar na parte mais baixa dos troncos de árvores. Desempenha importante papel no controle populacional de insetos.

Reprodução
A época de reprodução coincide com o aumento da temperatura e, portanto, com o aumento do número de insetos da mata. As fêmeas têm entre 10 a 15 cm quando atingem a idade reprodutiva, e sua postura é realizada, em geral, no auge do verão, e ao eclodirem, no outono, ainda há insetos o bastante para alimentar bem os filhotes. Desova geralmente no solo da mata entre 05 e 15 ovos por postura, que eclodem após 70 dias de incubação.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.