Características
Anfíbio de médio porte com focinho pontiagudo e dorso acinzentado, ornamentado com manchas marrons irregulares. Alguns indivíduos apresentam uma faixa longitudinal na região mediana do dorso. Os machos apresentam coloração escura na lateral da região gular, ao passo que nas fêmeas é branca.
Habitat
Brejos, lagos e pântanos.
Ocorrência
Do Panamá ao sul da América do Sul, incluindo Brasil, Bolívia, Argentina.
Hábitos
Se adapta a regiões alteradas com facilidade. Vocalizam a partir do solo próximos a poças temporárias, permanentes, ou ainda, próximos à entrada das suas tocas. É uma espécie territorial que apresenta, além do "canto de anúncio", o "canto territorial". Caso o intruso não se afaste com este canto, o residente pode saltar sobre o invasor, deslocando-o. Durante o dia entocam-se em cavidades encontradas no solo e fora da temporada de vocalização, nas regiões que passam por longos períodos de seca, podem hibernar enterrados a até 32 cm de profundidade.
Alimentação
Insetos e larvas.
Reprodução
O período reprodutivo parece ser altamente influenciado pelo regime pluviométrico da região onde ocorre. As tocas são construídas pelos machos em locais que logo serão alagados. As tocas levam cerca de 40 minutos para serem construídas e têm cerca de 9 cm de profundidade, 5 cm de altura e largura. As fêmeas são conduzidas até a toca e lá dentro ocorre o amplexo e a desova. Tanto os machos como as fêmeas podem permanecer nos ninhos para cuidar da prole.
Predadores naturais
São predadas por serpentes e suas desovas por larvas de besouros e aves.
0 comentários:
Postar um comentário