terça-feira, 8 de setembro de 2009

RÃ COMUM


Características
Animal robusto e de grande porte, apresentando, quando adultos, cerca de 10 cm de comprimento rostro-cloacal. Se locomove aos pulos.

Habitat
Brejos, pântanos, lagos.

Ocorrência
Toda América do Sul a leste dos Andes.

Hábitos
Noturnos.

Alimentação
Caramujos, lesmas e insetos, apanhando-os com a língua.

Reprodução
Uma coisa estranha acontece durante o período de reprodução da rã comum: o macho fica tão amoroso que procura se cruzar com qualquer coisa, até mesmo com pedras e peixes. Muitas vezes acontece dos peixes morrerem sufocados com o seu abraço apertado. Machos e fêmeas se reúnem perto de pântanos e fazem alarde de sua presença, coaxando. O acasalamento dura cerca de 24 horas. A fêmea põe de 2000 a 3000 ovos por ano que o macho cobre com esperma. Os ovos são cobertos com uma massa gelatinosa, que protege de intempérie. O girino mede cerca de 1,2 cm. Os jovens adultos são capazes de reprodução depois de três anos. Apesar da fêmea apresentar cuidado parental, os girinos desta espécie podem ser eventualmente predados por aves.

Predadores naturais
Não tem muitos meios de defesa e frequentemente é tragada por peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras. Esses numerosos predadores, porém, não ameaçam de extinção a rã comum, devido à abundância com que ela se reproduz.

Ameaças
É muito caçada por causa de sua carne.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.