terça-feira, 8 de setembro de 2009

SAPO


Características
Mede cerca de 70 mm. Cor marrom. Possui duas glândulas de veneno extremamente ativo na parte posterior da cabeça. O veneno esbranquiçado de sabor e odor desagradável oferece perigo até para o homem. O predador que ingerir esse veneno altamente tóxico certamente morrerá. Porém, não utiliza este veneno como arma de ataque, pois não consegue lançar à distância. O veneno surge dos poros ao ser exercida certa pressão sobre as parótidas, quando o líquido pode ser projetado a até quase meio metro de distância. Assim o veneno é muito útil quando o sapo é mordido por algum inimigo.

Habitat
Pântanos, lagos, brejos.

Ocorrência
Do nordeste ao sudeste do Brasil, Misiones na Argentina, Uruguai e leste do Paraguai.


Hábitos
Noturnos. Em terra o sapo normalmente refugia-se em locais sombrios ou, atraído pela chuva, sai para os descampados e à noite cuida ativamente da sua caçada. Noturnos. Durante o dia refugia-se em tocas entre raízes de árvores, no solo ou entre pedras. Se locomove por pulos ou engatinhando. Os machos vocalizam nas margens de corpos d'água, sobre rochas, no solo, em local de vegetação rala, algumas vezes parcialmente submersos.

Alimentação
Insetos, vermes, larvas, camundongos, cobras e caracóis.

Reprodução
A desova é composta por cordões gelatinosos em fileira única de ovos (raramente dupla) e os girinos, pretos, vivem em cardumes.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.