Características
É a maior tartaruga fluvial do mundo, podendo atingir 1,0 m de comprimento de carapaça e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg . O casco com forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca. Sua média de vida é acima de 100 anos.
Habitat
Rios e lagoas.
Ocorrência
Amazônia, no norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia
Hábitos
Essencialmente aquáticos e diurnos. Vivem em grupos.
Alimentação
Vegetais aquáticos, caramujos, frutos e peixes. Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas.
Reprodução
É poca de reprodução de outubro a março, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.
Predadores naturais
Quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.
Ameaças
Comércio de carne e destruição de ecossistema aquático. Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica.
0 comentários:
Postar um comentário