quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ARARA AZUL PEQUENA


Características
Muito semelhante à arara-azul-de-lear, porém menor, 68 cm, com uma área triangular nua, amarela pálida na base da mandíbula, também um pouco menor. Além do anel amarelo característico em volta dos olhos. A plumagem é mais clara, apresentando um tom azul esverdeado um pouco desbotado, na cabeça, pescoço, costas e barriga, garganta e peito acinzentados, parte superior das asas e cauda num azul brilhante e parte inferior das asas e cauda completamente negras.

Habitat
Campos abertos, baixadas com palmeiras e matas ciliares ao longo dos rios.

Ocorrência
Distribuída numa pequena faixa entre a província de Corrientes na Argentina, fronteira com o Paraguai, província de Artigas no Uruguai e os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Hábitos
Vista aos pares, juntando-se a grupos para se alimentar nas palmeiras, onde os frutos verdes, também lhe proporcionavam uma boa camuflagem.

Alimentação
Frutos das palmeiras como o butiá e o tucum, ou frutas da estação.

Reprodução
É desconhecido o período de reprodução, sabe-se que aninhava em ocos das árvores, nas fendas ou cavidades dos penhascos de arenito ou até mesmo nos barrancos dos rios.

Ameaças
Ameaçada de extinção. As prováveis causas da extinção da arara-azul-pequena pode ter sido a baixa densidade populacional ocasionando um esgotamento genético, a caça e o tráfico de animais.


0 comentários:

 
©2006-2007 'Focus' Por Claudya R.