Nome popular: Jabuti amarelo, Jabuti-tinga.
Distribuição
Do sudeste da Venezuela, passando pelas planícies da Guiana para o Brasil, onde habita por toda bacia Amazônica e ainda, ocupando áreas da porção oriental do Equador e Colômbia. Norte oriental do Peru e norte e sudeste da Bolívia. No Brasil, ocorre em pontos restritos da região nordeste, na bacia do rio Mearim, no Maranhão, e próximo à foz do rio São Francisco. Na região Centro-Oeste está presente junto às nascentes do rio Tocantins, em Goiás, e na bacia do rio Paraguai, nas bordas do Pantanal mato-grossense. Na região Sudeste está presente em pontos da Mata Atlântica, próximo à costa, entre a Bahia e o Rio de Janeiro.
Características
É considerado o maior jabuti na América do Sul (continente), podendo apresentar um comprimento de carapaça de até 82 cm. Pouco exigente em qualidade de espaço e de manutenção extremamente simples e barata, também tem sido buscado para atendimento de crendice popular, de que a presença desses animais em casa possa livrar os habitantes de doenças como asma e bronquite. Dessa situação, decorre a formação da maioria dos plantéis em muitos dos zoológicos brasileiros, através de doações feitas pelos detentores de posse, que passam a não mais querer esses animais quando alcançam grandes tamanhos.
Hábitos
Habita desde matas tropicais até matas arbustivas esparsas semelhantes à zona de transição entre cerrado e florestas mais densas, subtropicais ou tropicais. Não apresenta comportamento social e os encontros são mais freqüentes em locais com abrigos naturais de uso comum, onde os animais se reúnem para pernoitar ou se proteger durante períodos de ocorrência de chuvas intensas.
Reprodução
A reprodução ocorre a partir de seis anos, com ninhos variando de um a 12 ovos. O período de incubação gira em torno de nove meses. Além do uso para alimentação, essas espécies são comercializadas como animal de estimação, sendo bastante apreciadas, principalmente pelas crianças, devido à sua aparência exótica e ao fato de ser um animal quieto, conveniente e de fácil manejo.
Status populacional
O jabuti amarelo está classificado como Vulnerável (VU A1cd+2cd) na Lista Vermelha da IUCN de 2004.
Taxonomia:
Filo: Cordados
Sub-Filo: Vertebrados
Super-Classe: Tetrápodos
Classe: Répteis
Sub-Classe: Anapsida
Super-Ordem: Quelônios
Ordem: Cryptodira
Família: Testudinidae
Gênero: Chelonoidis
Espécie: Chelonoidis denticulata (Linnaeus, 1766)
0 comentários:
Postar um comentário